Contagem acordou mais inclusiva e respirando esporte. Isso, porque, neste sábado, a Prefeitura de Contagem reinaugurou o Ginásio Poliesportivo Tropical, mais um centro esportivo à serviço da população e que foi preparado para acolher e impulsionar a prática do paradesporto na cidade.
O ginásio passou por reforma completa e foi totalmente adaptado para pessoas com deficiência, com rampas de acesso nas arquibancadas, corredores largos e vestiários adaptados. A obra, que contou com parceria da Secretaria de Esportes e Lazer e a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, recebeu investimento de cerca de R$ 231 mil.
Durante a cerimônia de entrega do ginásio, a equipe de basquete em cadeira de rodas de Contagem fez uma exibição para os presentes. As crianças do projeto “Ginástica de Trampolim”, também se apresentaram.
A prefeita Marília Campos destacou que a reinauguração do ginásio representa um gesto de cuidado da atual gestão com as pessoas, oferecendo estrutura para a melhora da qualidade de vida e garantindo oportunidade para as novas gerações construírem um futuro mais promissor ligado ao esporte.
“Contagem faz 110 anos na segunda-feira que vem e o maior presente que podemos dar é garantir a saúde da população. E é isso que estamos fazendo, entregando este ginásio poliesportivo, que proporciona oportunidade para crianças através do esporte, um espaço para as pessoas se cuidarem, fazerem atividades físicas. E, além disso, estamos fazendo a ‘Virada da Vacinação’ em Contagem, com expectativa de vacinar 40 mil pessoas e cumprir a vacinação de toda a população maior de 18 anos. Este é o maior presente que podemos dar”, ressaltou.
O secretário de Esportes, Rubens Macedo, se emocionou com a entrega do ginásio e falou sobre os projetos que estão sendo acolhidos no local, parte da meta de dar espaço e visibilidade para outras modalidades esportivas e expandir oportunidades por todo o município.
“Temos dois pilares importantes, que é descentralizar as atividades esportivas, trazendo para outros territórios além do centro da cidade e do Eldorado. E este centro esportivo no tropical mostra que este empenho já é uma realidade. Para além disso, queremos fazer desta cidade uma cidade de todos os esportes, em que todas as práticas esportivas sejam representadas, e hoje temos o núcleo de iniciação da ginástica de trampolim e também o basquete em cadeira de rodas. Estamos entregando este equipamento com a certeza de que efetivamente estamos construindo uma nova história para Contagem, e isso acontece porque a prefeita nos apoia para que Contagem seja a cidade da inclusão e da saúde”, vibrou.
Presente na solenidade, o ex-atleta e subsecretário de Estado de Esportes, José Francisco Filho, o Pelé do Vôlei, exaltou a ação da Prefeitura de reformar e equipar o ginásio se importando com a acessibilidade, e aproveitou para incluir Contagem na rota dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), torneio realizado pelo Governo do Estado e no qual Contagem tem bastante tradição, com vários títulos conquistados.
“Pouquíssimos ginásios têm essa estrutura de acessibilidade, isso é muito importante e que sirva de exemplo, porque todos os locais públicos precisam ser acessíveis e temos que investir no paradesporto. Sabemos que o esporte transforma vidas e eu sou prova viva disso. Muito obrigado a Prefeitura de Contagem pela parceria com o governo do estado e por acreditar no esporte. Tenho certeza que no ano que vem, com a pandemia melhorando, poderemos ter a honra de trazer uma etapa do JEMG pra Contagem”, disse.
Também compareceram no evento o vice-prefeito Ricardo Faria, o secretário de obras, Marcos Túlio de Melo, o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, o secretário de Governo, Pedro Amaral, a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Thereza, o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Maurício Peçanha, o presidente da Câmara Municipal de Contagem, Alex Chiodi, o deputado estadual Professor Irineu, os vereadores Daniel do Irineu e Ronaldo Babão, a administradora da Regional Petrolândia, Márcia Ramalho, e a família do senhor Antônio Pereira Cardoso, que dá nome ao Parque Tropical, onde se localiza o poliesportivo, dentre outros convidados e convidadas.